Pular para o conteúdo principal

Artigo do site Inspirados pelo Autismo: Acesse o site e saiba muito mais!

Como ajudar uma criança com autismo a ler e escrever

Como ajudar uma criança com autismo a ler e escrever?
Muitos pais enviaram perguntas sobre a estimulação de leitura e escrita no quarto. Você pode trabalhar qualquer habilidade, inclusive de leitura e escrita, quando sua criança estiver motivada e envolvida em uma interação social no quarto. Por exemplo, se sua criança gostar de:
  • Cócegas
  • Leitura
  • Passear de cavalinho
  • Canções
  • Vozes divertidas e atividades de imaginação
  • Dinossauros
Quando você estiver em uma atividade interativa utilizando qualquer um destes interesses acima, espere até que sua criança esteja realmente motivada e conectada, antecipando já com muita expectativa o clímax da parte mais divertida da atividade. Este é o momento ideal para solicitar algo na área das letras ou números, levando em conta o estágio de desenvolvimento de cada criança/adulto.
Como um exemplo, estou passeando com a criança no colo pelo quarto todo. Eu posso dar duas ou três voltas sem pedir nada para ela (fazendo pequenas pausas entre cada volta para aumentar ainda mais a expectativa). Quando eu perceber que a criança já está bem motivada (talvez apresente maior contato visual, expressão facial animada, sorridente, etc), eu posso solicitar que ela escreva a letra P no seu “bilhete de passear”, ou que ela faça um círculo em volta da figura de um cavalo (se eu estiver fingindo carregá-la como um cavalinho).
Em um outro exemplo, minha criança está interessada em dinossauros e eu estou fingindo ser um tiranossauro rex que a persegue pelo quarto. Eu pego um número 5 de plástico e digo que vou dar cinco passos gigantes de tiranossauro rex para pegá-la. Eu dou os 5 passos e faço rugidos de dinossauro. Daí eu digo que posso dar 7 passos gigantes para pegá-la. Peço que ela pegue o número 7 de plástico e o dê para mim antes de dar os passos. Eu ajusto a minha solicitação de acordo com o estágio de desenvolvimento de minha criança. Por exemplo, eu tenho 6 bolas de pingue-pongue e minha criança está interessada na atividade com o tema do tiranossauro rex. Eu posso fingir que as 6 bolas são ovos de dinossauro e que se ela estiver perto dos ovos o dinossauro vai rugir, persegui-la e fazer cócegas nela. Depois de fazer isso uma ou duas vezes sem demandar nada da criança para ajudá-la a ficar ainda mais motivada, eu posso pedir que ela divida os ovos por 2, por 3, etc.
É claro que os interesses e motivações de cada criança ou adulto serão diferentes. E o estágio de desafio a ser trabalhado com cada criança em relação a letras, números, escrita e leitura também será diferente. É por isso que é tão importante seguir as motivações de sua criança e entender que em muitas ocasiões talvez a sua criança não esteja interessada na atividade que você está propondo.
INTERAÇÃO, CONEXÃO E O RELACIONAMENTO ENTRE VOCÊS DOIS É MAIS IMPORTANTE DO QUE LETRAS, NÚMEROS E LEITURA. É POR ISSO QUE SUGIRO QUE VOCÊ SE CONCENTRE PRIMEIRO EM: CONTATO VISUAL, COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL, ATENÇÃO COMPARTILHADA, FLEXIBILIDADE, JOGO SIMBÓLICO, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS.
Se você se concentrar nas habilidades acadêmicas muito cedo, isso pode levar a uma experiência de frustração tanto para você como para sua criança. Se ela ainda não apresenta o grau de concentração necessário para facilmente aprender o conteúdo, a experiência não será divertida para ela e você se tornará menos atraente por forçar que ela faça algo.
Conforme sua criança aprenda a se envolver mais nas interações e a interagir com pessoas por períodos maiores, ficará cada vez mais fácil para ela aprender qualquer coisa, inclusive números e letras.
Se você gostou desse artigo sobre como ajudar uma criança com autismo a ler e escrever, compartilhe-o com os seus familiares e amigos pelas redes sociais! Conte também para a gente como você tem ajudado a sua criança com autismo a desenvolver habilidades como a leitura e a escrita. As suas sugestões e ideias podem inspirar muitos dos nossos leitores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para um Trabalho Estruturado com os Autistas.

LAZER: SESSÃO AZUL DE CINEMA A Sessão Azul de Cinema é um evento realizado nas principais cidades do Brasil. Essas sessões são promovidas especialmente para as pessoas com TEA e similares, por isso, contam com volume e luz mais baixos. Confira quais foram as sessões de Julho!   PASSO A PASSO AUXILIA PESSOA COM TEA NA HORA DE SE VESTIR! Para promover a autonomia e auxiliar as pessoas com TEA na hora de se vestir, o Projeto Autismo Integrar desenvolveu dois desenhos de passo a passo do vestiário masculino, para ser impresso e colado em um lugar próximo onde a pessoa se troque! 3° CONGRESSO INTERNACIONAL SABARÁ DE SAÚDE INFANTIL Você já se inscreveu no 3° Congresso Internacional de Saúde Infantil? O evento acontecerá no dia 17 de Setembro, no Hotel Maksoud Plaza, São Paulo - SP. O tema abordado será "Simpósio em Transtornos do Espectro Autista". Você pode conferir a programação completa no nosso site. Inscreva-se! NOVO APLICATIVO DA JUJUBA A...

Nova sede da AMA será no mesmo local do Centro de Equoterapia!!!

Nova sede da AMA será no mesmo local do Centro de Equoterapia Projeto da nova sede da AMA já está em análise pelo governo, aguardando transferência de recursos de emenda parlamentar Por Redação em  Educação  23/07/2020 13:23 Projeto físico foi desenvolvido pela engenharia da Amplasc Com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Romildo Titon (MDB), a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos dará início a primeira etapa das obras de construção da sede própria. Serão R$ 548,2 mil para a construção de dois blocos de salas de aula, com oito salas, banheiros e varanda, preservando os estudantes por idade, grau de autismo, dentre outras características. Desde o início das atividades, a instituição atende em prédios alugados. A direção da AMA já cadastrou o projeto e o programa de trabalho no sistema virtual do governo. Neste momento, está sob análise da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para avaliação do cumprime...

SEJAM BEM VINDOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS!!