MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO À "CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR" DO SINEPE/SC
O Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, Sinepe/SC, produziu uma carta aberta à comunidade escolar e distribuiu para alunos de algumas escolas do Estado. O documento traz um texto sobre a Educação Inclusiva, porém, o conteúdo da carta desagradou pais e entidades de apoio à crianças com deficiência por conta do discurso discriminatório e segregador com que tratou o tema.
Ao tomarem conhecimento da carta diversas associações do país se manifestaram com publicações de repúdio. A Autismo & Realidade, juntamente com o Grupo de Apoio aos Familiares de Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, Associação Viver Autismo e outros especialistas fazem parte desta rede de manifestações e traz a conhecimento da comunidade o artigo “Quando diferentes se tornam iguais… incomodam”. Leia o artigo na íntegra a seguir.
“Num mundo onde se discute pluralidade, respeito ao próximo, tolerância, nos causa repulsa o discurso discriminatório, a apologia à eugenia e o intuito segregatório como argumento para resistir à inclusão.
“O assunto é complexo. (…) As soluções seriam muito mais simples se as deficiências fossem apenas de natureza física, uma questão de engenharia e de layout de mobiliário, de prédio e de próteses”
Com o pretexto de analisar a condição humana, a “Carta” se firma em uma premissa notoriamente falsa e reducionista e, pretendendo minimizá-la, ignora a sua complexidade.
Sordidamente revela “preferir as limitações de natureza física” – mostrando a sua total falta de conhecimento em relação aos desafios que envolvem a vida das pessoas com tais limitações – demonstrando ignorar que a inclusão não se dá apenas pela acessibilidade, mas sim de sua soma com o acolhimento e com o comprometimento genuíno de enfrentar as questões a ela inerentes”.
Leia o artigo na íntegra no site da Autismo & Realidade, na sessão de Notícias, que pode ser acessado pelo link:
Comentários
Postar um comentário